Aniversário

62 anos de fundação da nossa Paróquia São Brás – Madureira!!

Fundada pelo Padre Manoel Vieira Lobato, teve sua pedra fundamental colocada em 18 de maio de 1958.

Pe. Lobato escolheu São Brás por ser um santo, protetor da garganta, que não havia igreja dedicada no Rio de Janeiro. Ele apresentou a devoção a radialistas e cantores, e muitos, como Jorge Cury, Emilinha Borba, Alcione e outros, participavam da Bênção da Garganta.

No começo era uma casa antiga, e foram demolidas algumas paredes internas para ter um espaço maior para as Missas. Todo o apoio necessário para a obra e fundação foram dadas pelo bispo da época, Cardeal Dom Jaime Câmara. Foi feita uma campanha entre os moradores vizinhos, e aos poucos a igreja foi sendo construída. O padre pediu aos jovens que desenhassem para ele um projeto para a construção do templo: que a igreja tivesse formato de mãos em oração, que é a estrutura triangular que vemos até hoje.

A primeira Missa de fundação da nova paróquia foi no Viaduto Negrão de Lima – que ainda não tinha sido inaugurado, onde hoje é a entrada para a rua Andrade Figueira. Depois, em procissão, foi colocada a pedra fundamental da nova paróquia. No domingo seguinte, o que hoje é nosso Diácono Permanente Valdir Bernardino Bastos, se apresentou ao padre para ajudar como coroinha (já tinha atuado na Paróquia Santo Sepulcro), e foi o primeiro coroinha de nossa paróquia.