Horários Semana Santa

A Semana Santa é um momento de fé muito importante em nossa Igreja.

O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor.  Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal.

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta a morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” –, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”.

A Páscoa é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

(extraído e adaptado de cancaonova.com)

Horários Semana Santa:

Domingo de Ramos (25/03): às 8:15h início na Rua Comendador Lisboa (na quadra), partindo em direção à Paróquia.
Às 18h, Missa com o Bispo Auxiliar D. Juarez Delorto.

Quinta-feira Santa (29/03): às 19h Missa de Instituição da Eucaristia e Lava-Pés.

Sexta-Feira Santa (30/03): às 15h Celebração da Paixão, e em seguida, Via Sacra com o Grupo de Teatro Sarça de Horeb.

Sábado Santo (31/03): às 18h Missa das Velas – Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (01/04): 7:30h, 9:30h e 18h.